sábado, 9 de maio de 2015

Não tenho o que dizer em velórios

Eu, que já falo pouco, admito:
Não tenho o que dizer em velórios e enterros
Ou eu não tenho esse dom de confortar com palavras
 ou me sinto constrangido para isso
 ( até porque estou certo de que não terei sucesso )
 Mas, mesmo que não seja de pessoas próximas,
ir a velórios e enterros é importante
Faz parte das obrigações incluídas no
código de comportamento normal das pessoas
( ou será código de comportamento das pessoas normais? )
 Então eu vou à velórios e enterros

Mas nesse código (eu não o conheço muito bem)
parece haver também uma serie de
expressões próprias para a ocasião que incluem:
Meus sentimos, meus pêsames, foi tão de repente etc...

Eu me recuso a dizer: “Meus pesames”
Essa expressão não está em mim.
(embora o sentimento possa até estar)
Ao dizer "meus pêsames"  está implicido
que você está “Pesaroso pelo ocorrido”

Quem estaria “pesaroso pelo ocorrido”
nos dias de hoje?
Essa expressão é muito antiga
Ninguém a fala em situações normais
Hoje as pessoas estão
 “Chateadas com a merda que aconteceu”
Mas isso, não pode ser dito para os
familiares do morto no velório ou enterro

Então eu não falo nada.
Fico na minha.

db (09/05/15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário